2005 a 2007 - Passa a compor a Comissão Organizadora Nacional do I Encontro Nacional de Juventude Negra (Enjune) - circula os estados mobilizando a militância juvenil da entidade e de fora dela visando afirmar a agenda política da juventude negra brasileira.

 

2005 – Abril - A UNEGRO participa do II Fórum Pela Promoção da Igualdade Racial em Ouro Preto, onde é fundado o FOMENE (Fórum Mineiro de Entidades Negras).

 

2005 - Junho – Participa de todas as etapas da 1ª Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (nos municípios, estados e a nacional).

 

2005 - Agosto - Participa pela 1ª vez do 16º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes em Caracas, Venezuela, compondo a delegação brasileira ao Festival.

 

2005 - Novembro – Compõem a direção da Marcha Zumbi + 10, que levou 15 mil pessoas de todos estados brasileiros a Brasília. Na ocasião, fomos recebidos pelo Presidente Lula e Presidente da Câmara Aldo Rebelo.

 

2006 - Julho – Realiza sua 3ª Plenária Nacional em Olinda – PE, presença de delegação de 17 estados.

 

2006 – Julho – Lança o livro “Um olhar negro sobre o Brasil” em homenagem aos 18 anos de existência da entidade.

 

2006 em diante – A UNEGRO participa dos congressos da UBES (União Brasileira de Estudantes Secundaristas) e da UNE (União Nacional dos Estudantes) e ainda da Bienal de Artes, Cultura e Ciência da mesma organização, bem como todas as edições dos Encontros Nacionais de Estudantes Negros e Cotistas e das Estudantes Mulheres.

2007 – Compõe a direção do CONNEB (Congresso Nacional de Negras e Negros do Brasil).

 

2007 – Junho - Compõe o Fórum Permanente de Educação e Diversidade Étnico-racial do Rio Grande do Sul. Em 2009, assume a vice-coordenação do Fórum, e em 2011 assume a coordenação do Fórum.

 

2007 - Setembro - Passa a compor o CONJUVE (Conselho Nacional de Juventude) onde tem assento até a presente data.

 

2007 a 2011 - Propõe e compõe a Coordenação Executiva da Marcha Estadual Zumbi no Estado do Rio Grande do Sul.

 

2007 – Novembro - Assume a Presidência do CODENE (Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra) do Estado do Rio Grande do Sul.

 

2008 a 2010 - Integra o Conselho Municipal de Direitos Humanos e o Conselho Municipal de Cultura da Cidade de Porto Alegre/RS.

 

2008 a 2011 – Realiza quatro edições do Projeto “Mãe África: As Três Rodas de Resistência Negra” em São Paulo, evento que valoriza e destaca a contribuição da capoeira, samba e candomblé como elementos fundamentais da cultura nacional.

 

2008 - Novembro - Realiza, em Salvador, Colóquio ÁFRICA E DIÁSPORA: Refletindo sobre o lugar da mulher negra na geopolítica e os desafios da luta contra a pobreza e o racismo.

 

2009 – Abril - Participação no Encuentro de Etnoeducación no Ecuador - Guayaquil (onde a UNEGRO propôs a fundação da OLAEN (Organizacíon Latino Americana de Entidades Negras).

 

2009 – Junho - Participação na Ruta de Aprendizaje - Paso, Sons, Tons Afro-latino-americanos na Colômbia.

 

2009 - Junho - Participa ativamente da Comissão Organizadora Nacional e todas as etapas da II CONAPIR (Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial).

 

2009 – Agosto - A UNEGRO apresenta o trabalho “Atitudes contra o racismo” em Workshop promovido pelo PNUD - Programa da ONU para o Desenvolvimento em Brasília.

 

2009 – Setembro - A UNEGRO passa a colaborar com sítios noticiosos de jornais, blogs, revistas e meios eletrônicos de veículos da América Latina e África, como os sítios Pambamzuka News, da África do Sul; África21 Digital, de Angola; A Semana, de Cabo Verde; Redacción Popular, da Argentina, entre outros.

 

2009 a 2017 - Realiza anualmente no Dia Nacional da Consciência Negra a Lavagem da Estátua de Zumbi dos Palmares no Centro Histórico da cidade de Salvador/BA.

 

2010 – Janeiro - A UNEGRO publica o Artigo: Educação Afro-indígena: caminhos para a construção de uma sociedade igualitária, de Alexandre Braga, na Revista África e Africanidades de São Paulo. Ed.nº4.

 

2010 – Fevereiro – A UNEGRO em parceria com a UESP (União das Escolas de Samba Paulistana) inseriu como tema do carnaval “Sambistas Unidos Contra a Violência Contra as Mulheres”, esse tema inspirou os enredos das Escolas de Samba.

 

2010 – Fevereiro – Participa da elaboração da Cartilha de Orientação aos Procuradores Estaduais do RS para aplicação da Lei 10.639/03.

 

2010 – Junho - A UNEGRO participa da II Conferência Nacional do Esporte em Brasília.

 

2010 – Julho – Participa de todo processo de negociação, junto com a SEPPIR (Secretaria Nacional de Políticas de Igualdade Racial) para aprovação do Estatuto da Igualdade Racial no Congresso Nacional, contribuindo para que a principal lei de promoção social para população negra fosse aprovada.

 

2010 - Julho – 4ª Plenária Nacional da UNEGRO em São Paulo, contamos com a presença de representantes de 21 estados.

 

2010 – Dezembro – Participação do 17º Festival Mundial da Juventude e dos Estudantes (FMJE) em Johanesburgo, África do Sul, entre 13 e 21 de Dezembro, sob o tema “Por um Mundo de Paz, Solidariedade e Transformações Sociais, derrotemos o Imperialismo!”

 

2010 – Dezembro – Participa do II Festival Mundial de Arte e Cultura Negra (FESMAN) em Dakar, Senegal.

 

2010 – Dezembro - A UNEGRO participa da I Conferência Nacional de Comunicação.