1999 – Abril - A UNEGRO realiza em parceria com o movimento Hip Hop da “Marcha contra o desemprego e a violência pela paz” no Subúrbio Ferroviário em Salvador.

 

1999 – Junho – Integrou a coordenação do II Encontro Nacional de Entidades Negras, realizado na Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ.

 

1999 - A Unegro participa junto a outras entidades do II Encontro Nacional de Entidades Negras realizado pela Coordenação Nacional de Entidades Negras (CONEN) na cidade do Rio de Janeiro, com o tema “500 anos de racismo em tempos de globalização e exclusão social”.

 

1999 – Agosto - Fundação da UNEGRO em Minas Gerais.

 

2000 – Janeiro – A UNEGRO lança a agenda “O Negro na História do Brasil são Outros 500”. Uma publicação dos mais importantes fatos protagonizados por negros na história de formação da sociedade brasileira. Desde então, já foram lançadas mais 7 edições da agenda contando a contribuição negra na história do Brasil.

 

2000 – Março - Fundação da UNEGRO no estado do Rio Grande do Sul.

 

2000 – Abril – Participou em Porto Seguro da grande manifestação promovida pelo Movimento Brasil Outros 500: Resistência Indígena, Negra e Popular. A UNEGRO foi membro da Executiva Nacional do Movimento, tendo participação destacada no processo de problematização das celebrações oficiais dos chamados 500 anos do Brasil.

2000 - Unegro participa da Fundação do Fórum Nacional de Mulheres Negras (FNMN).

 

2000 – Outubro – Representação da UNEGRO na Pré-Conferência Regional sobre Racismo, Gênero e Educação, Rio de Janeiro.

 

2000 a 2011 – Fundação do Projeto “Rua do Samba Paulista”, movimento político e cultural que visa resgatar as origens do samba paulista, valorizando a contribuição do negro no universo cultural do Estado. Em Novembro de 2011, o Projeto “Rua do Samba Paulista” completou onze anos. Todo último sábado do mês, na Av.: São João, o Projeto “Rua do Samba Paulista” reúne de cinco a seis mil pessoas.

 

2000 - Novembro – Representação da UNEGRO na Conferência da CPLP – Comunidade Dos Países de Língua Portuguesa, Belo Horizonte - Minas Gerais.

 

2000 – Novembro – Representação da UNEGRO no Encontro dos Embaixadores dos Países Africanos e do Caribe, Brasília – DF.

 

2000 – Dezembro – Representação da UNEGRO na Conferência Preparatória Regional das Américas, Santiago do Chile.

 

2000 – Participação da UNEGRO na II Plenária Nacional de Entidades Negras, Rumo à III Conferência Mundial Contra o Racismo, Rio de Janeiro.

 

2000 – Novembro - Compõe o Grupo de Articulação e construção do 1º Fórum Social Mundial em Porto Alegre/RS.

 

2000 – Dezembro – a UNEGRO realiza seu Seminário Nacional de Mulheres Negras para debater a problemática da pobreza, o desemprego vivenciado pelas mulheres negras no mundo globalizado.

 

2000 em diante – A UNEGRO participa de todas as versões do Fórum Social Mundial – FSM (inclusive os realizados na Venezuela, Quênia, Senegal e Tunísia, estando ausente apenas na Índia) e do Fórum Social Brasileiro – FSB. No FSM de 2009, em Belém/PA, integrou grupos de trabalhos com funções de coordenação e no FSM 2018, em Salvador/BA, compôs o Comitê Facilitador, instância responsável pela organização do FSM.

 

2000 – 2018 - Realização de Marchas do Dia Nacional da Consciência Negra e contra o genocídio da Juventude Negra nas cidades do Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Florianópolis, Santos, Porto Alegre, Recife e outras.

 

2001 – Janeiro - Compõe o Comitê Afro do Brasil e participa das organizações dos Fóruns Sociais, Mundiais e Brasileiros.

 

2001 – Maio - A UNEGRO participa da II Plenária do Fórum Nacional das Entidades Negras – Rio de Janeiro.

 

2001- Julho - Conferência Nacional Contra o Racismo e a Intolerância.

 

2001- Julho – A UNEGRO compõe a Comissão Organizadora do III Encontro Nacional de Mulheres Negras, Minas Gerais.

 

2001 - Agosto – A UNEGRO realiza o IV Troféu Clementina de Jesus, em Salvador/BA.

 

2001 – Setembro - A UNEGRO compõe a delegação brasileira rumo à III Conferência Mundial Contra o Racismo, Discriminação Racial, Xenofobia e Formas Correlatas de Intolerância, em Durban, África do Sul.

 

2002 a 2005 – Desenvolve o Projeto “Do Risco ao Rabisco” com 1.300 jovens em situação de vulnerabilidade social da periferia de São Paulo, em parceria com a IAF (Inter American Foundation).

 

2003 - Fevereiro - Defende Projeto da Política de Cotas nos Concursos Públicos da Prefeitura de Porto Alegre, na Câmara Municipal de Vereadores.

 

2003 - Julho – Realiza o 2º Congresso Nacional da UNEGRO – em Salvador – Bahia.

 

2003 - Outubro – Passa a compor o recém-constituído Conselho Nacional de Promoção da Igualdade Racial.

 

De 2003 a 2009 – Funda a UNEGRO nos seguintes estados: Amazonas, Pará, Paraná, Amapá, Roraima, Rondônia, Acre, Tocantins, Rio Grande do Norte, Ceará, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Piauí, Alagoas, Espírito Santo, Pernambuco, Maranhão.

 

A partir de 2003 – Participação nas Conferências (Cidades, Segurança Alimentar, Juventude, Mulheres, Esporte, Direitos Humanos, LGBT, Segurança Pública, Igualdade Racial, Educação etc).

 

2003 a 2017 – Propõe e compõe a coordenação de todas as Marchas da Consciência Negra realizadas em São Paulo nos dias 20 de Novembro, Dia Nacional da Consciência Negra, que rememora Zumbi dos Palmares.

 

2003 a 2015 – A UNEGRO compõe a CMS (Coordenação de Movimentos Sociais) desde as reuniões preparatórias da Plenária Nacional de Fundação realizada em Guararema. A CMS foi uma articulação de entidades do movimento social que unificou a luta por direitos a partir do governo Lula.

 

2003 – Novembro – Realiza a I Plenária Nacional em São Paulo, presença de 12 estados.

 

 

2004 - Instituído o Dia Municipal de Combate à Intolerância Religiosa, de autoria da vereadora em Salvador Olívia Santana (ex-Coordenadora Nacional da UNEGRO), serviu de inspiração para a Lei 11.635/07, de autoria do deputado federal Daniel Almeida (PCdoB-BA). Após sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o 21 de Janeiro passou a ser o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa e a data foi incluída no Calendário Cívico da União para efeitos de comemoração oficial.

 

2004 a 2010 – Participa das reuniões do Presidente da República com os movimentos sociais brasileiros.

 

2004 em diante - Participou de reuniões com parlamentares, audiências públicas, reunião de comissões parlamentares, realizou conversas bilaterais com vista à aprovação do Estatuto da Igualdade Racial, sempre buscando a melhor redação em benefício da população negra.

 

2004 a 2010 - UNEGRO em Pernambuco realiza sucessivas edições do Projeto Musical “Negro Samba Sim”. Uma iniciativa que resgata a cultura negra de raiz através de ritmos afro como o samba, a capoeira, o afoxé, entre outros. Todos reunidos num só local: o Mercado da Ribeira, em Olinda.